Blogs

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Brancos e negros (ou afro-descentes?)

 
"Machado de Assis era um homem negro.  O racismo o retratou como branco. É hora de reparar essa injustiça", diz o texto da iniciativa, que quis impedir que o racismo seja perpetuado na literatura e encorajar novos escritores negros....


 
A foto  acima  é muito apresentada quando há referência ao grande escritor brasileiro Machado de Assis. Tal  foto   comprova a quanto anda a mentira quando lemos no texto que o 'Machadão' (como sempre o chamei, muito carinhosamente)  era apresentado como branco.   MENTIRA.  Como sua grande leitora, sempre soube que ele era negro ao contrário do que dizem os defensores do africanismo-descendente).
 
Racistas, na verdade, são os defensores do 
'africanismo-descendente'.
 
A troca  do nome negro por afrodescendente  já seria uma forma de demonstrar  preconceito contra a condição de negro.  Fora isso, racista é quem criou o feriado da Consciência Negra, sem criar o Dia da Consciência Branca.  
 
Amanhã foi determinado feriado no Rio de Janeiro e em alguns outros estados  por ser o Dia da Consciência Negra, que celebra o dia da morte de Zumbi dos Palmares.    Dizem uns que Zumbi tinha escravos em seu Quilombo, enquanto outros dizem que isso não é verdade.  
 
Tudo o que dissermos a um... afrodescendente pode ser considerado racismo, mas eles podem chamar os brancos de 'branquelos' , por exemplo, sem que isso seja visto como agressão.
 

Ora,  'vão se catar'
(pois a frescura já se instalou)
 
O que se diria dos negros que se casam com mulheres brancas assim que alcançam os holofotes, e das negras que alisam e pintam seus cabelos para parecer o que nunca foram?




Nenhum comentário: