Blogs

domingo, 18 de novembro de 2018

Minha cor é meu poder? Ou o poder depende da nossa UNIÃO?

Black (mais acertadamente brown) 


Quando era criancinha já olhava para minha bisavó com certa desconfiança.

Embora ela se mostrasse racista, como era moda na sua época, ela tinha a cor da pele amarelada, um tanto discutível.   Logo ela que veio de uma família que tinha escravos, prática natural na época. A cor de sua pele provava que ela era miscigenada, embora não quisesse admitir.  Era  tão comum ter escravos que até mesmo Zumbi, negro tão idolatrado (?), também tinha escravos  (dizem uns, embora neguem outros).  

https://educacao.uol.com.br/noticias/2011/05/13/zumbi-era-um-lider-autoritario-e-tinha-escravos-veja-as-polemicas-sobre-a-escravidao-no-brasil.htm

Se mostrou 'mais racista do que era' quando levei em casa meu primeiro namorado, um lindíssimo mulato (me desculpem o termo que não escuto atualmente, parece ter sido trocado por 'pardo'!) 

Ao ver a foto da capa de uma revista, fiquei pasma ao notar que a revista tinha mais modelos 'afro-descendentes' que brancos em todas as suas páginas, como será mostrado no capítulo posterior a esse. O que prova que a revista é racista, embora os negros se digam as únicas vítimas do racismo,  tomando-o só para si.  Mas existe também o racismo contra as pessoas de pele branca, como se pode evidenciar atualmente. 




Nenhum comentário: