"Uma semana
após o anúncio da intervenção federal na Segurança Pública do Rio, um grupo de
cerca de 400 moradores dos bairros
de Laranjeiras, Catete, Glória e Flamengo realizou neste domingo um protesto
para pedir o fim da violência. Com gritos de 'vem para o real, sai do virtual',
eles saíram do Largo do Machado em direção ao Palácio Guanabara, sede do
governo do Rio, para pedir mais segurança. Fogos marcaram o fim da caminhada,
seguidos por um minuto de silêncio pelos policiais mortos." - https://oglobo.globo.com/rio/moradores-da-zona-sul-do-rio-fazem-passeata-para-pedir-fim-da-violencia-22431176#ixzz58DOoWZ00
*****
Quando a violência atacava apenas a Zona Norte, Subúrbios, Zona Oeste e outras áreas do Rio de Janeiro, moradores da Zona Sul mantinham-se calados, ignorando o enorme problema como se nunca fosse chegar até eles. MAS CHEGOU. "Coincidentemente", também chegou a Intervenção!
Isso me lembra quando fui assaltada em Copacabana, sem armas por parte dos quatro assaltantes. As pessoas viam minha difícil situação e atravessavam a rua. O complicado problema era só meu e não delas. Esqueciam apenas de um detalhe: eles poderiam ser eu amanhã. Atualmente, ao presenciar uma situação como aquela, farei como eles e ligarei meu F*DA-SE, induzindo meu marido ou quem estiver comigo a fazer o mesmo.
Mas vamos deixar o passado p'rá lá
e comparar o tamanho
de cada parte do nosso Brasil varonil.
Veremos que o Estado RJ, lindo lugar que ainda atrai muitos turistas - que podem ganhar, como brinde, um tiro na testa - é ínfimo diante de um país com território tão grande.
Além de o Estado ser tão pequeno, territorialmente falando (ou escrevendo), vemos que o Município Rio de Janeiro é menor ainda, sem contar que a Zona Sul tem território ainda menor, embora seja um local agraciado por lindas praias. Mas como, apesar de tão pequeno, o Rio de Janeiro tem tanto poder?
Depois de vermos o tamanho territorial da Zona Sul, também podemos comparar a população de todo o país com as pessoas que se reuniram para se manifestar: o Brasil tem, ao todo, uma população acima de 212.000.000 pessoas, enquanto os manifestantes da Zona Sul foram apenas 400 pessoas.
Ou seja, o dinheiro tem um poder
que só 'o dinheiro' explica.
Mas a bandidagem não vai respeitar tal poder.
Mas a bandidagem não vai respeitar tal poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário