Blogs

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CHEGUEI, TÔ CHEGANDO!



"Uma semana após o anúncio da intervenção federal na Segurança Pública do Rio, um grupo de cerca de 400 moradores dos bairros de Laranjeiras, Catete, Glória e Flamengo realizou neste domingo um protesto para pedir o fim da violência. Com gritos de 'vem para o real, sai do virtual', eles saíram do Largo do Machado em direção ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, para pedir mais segurança. Fogos marcaram o fim da caminhada, seguidos por um minuto de silêncio pelos policiais mortos." - https://oglobo.globo.com/rio/moradores-da-zona-sul-do-rio-fazem-passeata-para-pedir-fim-da-violencia-22431176#ixzz58DOoWZ00


*****

Quando a violência atacava apenas a Zona Norte, Subúrbios, Zona Oeste e outras áreas do Rio de Janeiro, moradores da Zona Sul mantinham-se calados, ignorando o enorme problema como se nunca  fosse chegar até eles. MAS CHEGOU. "Coincidentemente", também chegou a Intervenção!

Isso me lembra quando fui assaltada em Copacabana, sem armas por parte dos quatro assaltantes. As pessoas viam minha difícil situação e atravessavam a rua. O complicado problema era só meu e não delas. Esqueciam apenas de um detalhe: eles poderiam ser eu amanhã.  Atualmente, ao presenciar uma situação como aquela, farei como eles e ligarei meu F*DA-SE, induzindo meu marido ou quem estiver comigo a fazer o mesmo.

Mas vamos deixar o passado p'rá lá 
e comparar o tamanho 
de cada parte do nosso Brasil varonil.  


Veremos que o Estado RJ, lindo lugar que ainda atrai muitos turistas -  que podem ganhar, como brinde, um tiro na testa - é ínfimo diante de um país com território  tão grande.  

Além de o Estado ser tão pequeno, territorialmente falando (ou escrevendo), vemos que o Município Rio de Janeiro é menor ainda, sem contar que a Zona Sul tem território ainda menor, embora seja um local agraciado por lindas praias.  Mas como, apesar de tão pequeno, o Rio de Janeiro  tem tanto poder?  

Depois de vermos o tamanho territorial da Zona Sul, também podemos comparar a população de todo o país com as pessoas que se reuniram para se manifestar: o Brasil tem, ao todo, uma população acima de 212.000.000 pessoas, enquanto os manifestantes da Zona Sul foram apenas 400 pessoas. 

Ou seja, o dinheiro tem um poder 
que só  'o dinheiro'  explica. 
Mas a bandidagem não vai respeitar tal poder.


Nenhum comentário: