Blogs

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

CRESCIMENTO DA DIREITA


The Guardian publicou nesta quarta-feira (26) um longo editorial sobre a crise dos partidos de esquerda no Brasil. O partido dos trabalhadores que desfrutou 13 anos do poder, levou muitos brasileiros a se voltar para a direita, após recessão, desencanto generalizado e escândalos de corrupção.

O texto fala que Fernando Holiday é um dos poucos políticos negros abertamente homossexuais no Brasil, mas antes mesmo de ganhar um único voto alcançou fama nacional em 2015 com uma série de vídeos que viralizaram nas redes onde atacava o sistema de cotas do Brasil para negros, indígenas e pobres.

"Nós, negros e pobres, podemos ganhar na vida pelo mérito", disse ele em um vídeo no Facebook. "Eu não me coloco no papel de vítima".

Naquele ano, Holiday tornou-se líder no Movimento Brasil Livre - um grupo de pressão de direita que movimenta grandes massas em manifestações de rua e redes sociais contra a corrupção, apoiando inclusive a operação Lava Jato, informa o Guardian.

O artigo destaca que grupos como este estão agora forçando uma mudança radical na política de um país administrado por 13 anos pelo partido dos trabalhadores de esquerda fundado por Luiz Inácio Lula da Silva.

"Os eleitores se mudaram para a direita",
disse Marcus Melo, professor de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco.


Texto Completo:

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/07/26/the-guardian-direita-cresce-no-brasil-com-aumento-de-escandalos-de-corrupcao/



Nenhum comentário: