https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/07/11/juiza-diz-que-lula-esta-inelegivel-e-nega-pedido-de-sabatina.htm
----------------------------------------------------------
Agora a notícia que ajuda o ex-presidente, que se tornou presidiário, a não cair no esquecimento é sua PRÉ-candidatura à Presidência.
Há leis (ou normas jurídicas eleitorais, que já procurei e não encontrei!) que dizem que pré-candidaturas são inexistentes, enquanto outros acreditam que pré-candidaturas existem. Há as leis de fichas limpas ou sujas, que determinam que um canalha presidiário pode ou não se candidatar a cargos eletivos. Em outros casos - indecorosos! - vemos pessoas que já sofreram impeachment se eleger, como é o caso de Collor de Mello e da ex-presidente Dilma Rousseff, atuais senadores.
O problema nem são as leis, que não valem de nada, por serem "discutíveis" de acordo com a necessidade de cada um. O maior problema são os eleitores, que votam em pessoas de caráter discutível. Mais discutível que as leis que os deixam se candidatar.
NOTA: Em 2017 foi elaborada a Lei 13.488 com o intuito de limitar doações em campanhas eleitorais. De boas intenções o inferno está cheio, como diz uma frase já muito conhecida. Nessa lei, totalmente direcionada a 'doações', podemos ler palavras e termos (algumas/uns repetidos) como abaixo
parcelamento
renda
parcelamento de multas
valor
recursos divididos
proporção do percentual
48% (quarenta e oito por cento)
15% (quinze por cento), divididos
gastos de campanha
arrecadação
recursos
arrecadadoras
entidades arrecadadoras
valores
arrecadados
doadores
doação
quantia
pagamento
multa
prestação de
contas
doações,
doadores
quantias doadas
doadores
quantias doadas
doação
recibo
doador
doação
entidade arrecadadora
doação
taxas cobradas
arrecadação
financeira
comercialização de bens e/ou serviços
prestação de contas
doações
recibo
documento bancário
doações
recursos
doações
contas
eleitorais
doações
propriedade
doador
valor
transações
doações
pagamento
instituições financeiras
pagamento
cartões de débito e de crédito
despesas
custos
quantia paga
aplicações
gastos eleitorais
remuneração
... enquanto isso, diversos brasileiros morrem na porta de hospitais do governo, sem atendimento. Parece até que só o dinheiro é importante nessa terra, provocando mesmo o surgimento de uma lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário