Blogs

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Se você é um CAPPELLETTI, conte-nos sua história


A família, originalmente de Verona, e muito poderosa, é lembrada por Alighieri junto com o povo da família Montecchi, ambos famosos pela expulsão de Azzo, marquês de Ferrara e governador de Verona. 

Ele se estabeleceu em Rieti por volta de 1300. Tazio, em 1320, foi um profundo filósofo; Rodolfo valente em armas, sob o imperador Otto IV; Giuseppe, de Paolo, investiu os barões de S. Maria di Ponte e Rocca Pretara e Giuseppe di Mario estava a serviço do rei Carlos III de Espanha. Benedetto, de 1764 a 1834, foi governador pontifício de Viterbo, Macerata, Urbino, Pesaro e Roma e em 1832 foi criado cardeal por Gregório XVI. Licurgo, de Piombino, nascido em 1842, foi escritor, historiador e professor em Livorno. Outro ramo. Uma antiga família de Reatores, ilustrada com aquele Martin Cappelletti, que foi senador de Roma em 1594.


Muito bonito, mas há outra corrente que afirma que os Cappelletti têm a ver com a cozinha italiana, o que até faz sentido, embora eu tenha mais inclinação para guerreira que para cozinheira (pobre do meu marido, que no lugar de uma colher vê, à mesa, um rifle !) 

Existe uma lenda que conta: 
"... O UMBIGO -  Baco, porém, vivia bêbado. E, assim, na sua noite de guarda, adormeceu, ao invés de cuidar da proteção de Vênus. Um ousado cidadão se locupletou e resolveu investigar de que maneira a madame se abrigava na cama. Vislumbrou meramente o seu umbigo.

De toda maneira, inspiradamente, teve uma idéia magistral. Correu até a cozinha mais próxima e reproduziu, com massa de macarrão, um modelo do que havia percebido."

http://www.dgabc.com.br/Noticia/171727/origens-dos-cappelletti


Jurema Cappelletti

O objetivo deste artigo é juntar o maior número possível de cappellettis (COM DOIS PP, DOIS LL, DOIS TT, E I NO FINAL) e nos tornar unidos, pois é uma família que se  espalhou pelo mundo todo e muitos, como eu, nem saibam qual sua verdadeira origem. 





Nenhum comentário: