É tanto risco e rabisco pelas ruas que nem sei mais a diferença entre pichação e grafite . É tudo a mesma "arte", que já perdeu sua verdadeira "identidade".
Dizem os "entendidos no assunto" que existe diferença entre a pichação (palavras ocas e ininteligíveis rabiscadas em muros e edifícios), e os grafites que são verdadeiras obras de arte. Mas não pediram minha opinião que sou obrigada a ver todos os dias algumas 'obras de arte' espalhadas pela cidade onde vivo.
Artigo em o O ESTADÃO, em Caminhadas Urbanas: Pichação e grafite não são a mesma coisa. Diz o artigo, Grafiteiros e pichadores pintam coisas nas paredes da cidade. A diferença é que os primeiros produzem coisas coloridas, bonitas, criativas, artísticas. Os outros produzem riscos, palavras incompreensíveis e sujeiras. Conversei com pessoas que dizem que ambas as manifestações são “irmãs” e que nascem da mesma vontade de expressão pessoal. É possível que a gênese seja parecida, mas o resultado, sinceramente, é muito diferente.
https://br.blastingnews.com/noticia/2014/08/a-diferenca-do-grafite-e-da-pichacao-no-mundo-dos-pichadores-00117980.html
Grafite pode ser considerado arte por muitos mas podem se tornar cansativos pelo excessso de cores, pela breguice ou cafonice da maioria dos grafites que me são impostos, ao contrário daqueles muros ou paredes que ninguém 'via'.
Vamos supor que eu seja uma artista e resolva espalhar meus quadros pelas paredes dos apartamentos alheios mesmo que eles não queiram vê-los diariamente.
Ou vamos supor que se esteja na casa de quem não tem o mesmo gosto. Certamente a decoração (principalmente os quadros) de uns não correspondem ao gosto do outro.
O que determina o que é grafite e o que é pichação é uma consideração muito pessoal.
Há uma linha tênue a separar
esses dois tipos de ... arte.
UMA OBRA DE ARTE PODE SER IMPOSTA?
IMPOSIÇÃO É UM TIPO DE AGRESSÃO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário