Blogs

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Propaganda "enganosa" ? ENCONTRO OU HOMENAGEM ?



https://oglobo-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/oglobo.globo.com/cultura/bolsonaro-encontra-sertanejos-dede-santana-ouve-pedido-pelo-fim-da-meia-entrada-24217592?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&versao=amp&usqp=mq331AQCKAE%3D#aoh=15803842382965&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fcultura%2Fbolsonaro-encontra-sertanejos-dede-santana-ouve-pedido-pelo-fim-da-meia-entrada-24217592




FÁCIL ENGANAR


As notícias 'enganosas' tapeiam  quem os jornais ou revistas sabem que não têm o hábito de ler artigos por inteiro, se limitando às informações, verdadeiras ou não, que aparecem logo à sua frente.  É o que desejam passar a seus leitores logo no título, escondendo a realidade.

Correto é um título ou seu subtítulo passar uma determinada informação.  No caso do artigo citado, é comentado apenas o encontro e o pedido feito. Enquanto isso, a homenagem...  'passou ao largo'.

Não importa se a homenagem foi um jeito de 'amaciar' o ego de quem poderia lhes ser útil, no atendimento ao pedido feito.  O caso gritante e escandaloso é a homenagem ser ignorada.

Um exemplo está no artigo do site acima. Logo no título, o correto seria falar sobre a homenagem que BOLSONARO teve de artistas, o que deveria caber logo no título, ou ao menos no subtítulo mas foi devidamente ignorado, sendo citado apenas no texto.  Tal 'enganosidade' se deu não apenas  no título acima e já aconteceu diversas vezes. como pretendo citar futuramente pois já estou de 'bagus plenus '  desse tipo de apelação .     
  

EXEMPLO


Bolsonaro encontra sertanejos, Dedé Santana e ouve pedido pelo fim da meia-entrada.
Cerimônia contou com a presença de mais de 50 artistas, de acordo com a Presidência

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro foi HOMEGEADO por cantores sertanejos nesta quarta-feira, em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Uma carta de APOIO, lida no evento, diz que Bolsonaro realizou "notáveis feitos" em "diversos setores produtivos" e é um "um governante que trabalha em prol de seu povo". O presidente, por sua vez, agradeceu ao apoio que os sertanejos lhe deram durante a campanha eleitoral. 



Nenhum comentário: